terça-feira, 31 de agosto de 2010

Relatividade de Einstein - Equivalência entre Massa e Energia


Na pratica, a conseqüência mais importante da Teoria da Relatividade especial é a equivalência entre massa e energia, formulada em 1905 por Einstein. Ela estabelece uma proporcionalidade entre massa e energia, isto é, quando uma cresce a outra também cresce, e quando uma diminui a outra diminui.
Em outras palavras, a Teoria da Relatividade Especial mostra que massa nada mais é que uma forma de energia. Então, além das varias formas de energia, tais como energia cinética, potencial, química, elétrica e térmica, há ainda uma outra forma, a energia equivalente à massa, que fica aprisionada na própria massa do corpo.
Em particular, a interpretação da equação nos mostra que mesmo em repouso, um corpo apresenta energia, o que torna a energia de repouso de qualquer corpo muito grande. De acordo com Einstein, a energia cinética de particular a elevadíssimas velocidades se transforma em massa e,reciprocamente, uma pequena quantidade de massa pode se tornar uma enorme quantidade deenergia. Esse processo é utilizado, por exemplo, nos reatores nucleares.



Einstein e a Bomba
Como vimos, Einstein estará para sempre associado à teoria da relatividade. No entanto, depois do lançamento das duas bombas atômicas sobre o Japão,seu nome ganhou – injustamente – outra associação:com a bomba atômica. Como no caso da fama mundial, amídia ajudou bastante.Em 1º de julho de 1946, a revista norte-americanaTime publicou um perfil de Einstein. Na capa da edição, a face de Einstein contrasta com sua imagem de 1919 publicada na Revista ilustrada Berlinense. Desta vez,havia um olhar tristonho, cansado, tendo ao fundo sua famosa formula E=mc² e um cogumelo atômico gerado pela explosão atômica – A edição de 1946, já de alcance mundial, reforçou um raciocínio baseado em uma lógica um tanto quanto torta: o principio físico do funcionamento da bomba atômica é a formula E=m.c²,que, por sua vez, é uma realização de Einstein. Portanto,Einstein é o “pai” da bomba atômica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário